A busca por modelos de trabalho mais eficientes tem ganhado força nos últimos anos, e um dos temas mais discutidos nesse momento é a jornada de trabalho reduzida.
Um dos formatos que vem despertando interesse de empresas no Brasil e no mundo é a jornada 4x3, que prevê quatro dias de trabalho seguidos por três dias de descanso. Mas o que esse modelo significa na prática? E, mais importante, como ele pode beneficiar sua empresa?
A jornada de trabalho 4x3 pode ser uma poderosa ferramenta de diferenciação no mercado. Empresas que demonstram flexibilidade e inovação nas suas práticas de trabalho tendem a se destacar na atração de talentos, ao mesmo tempo em que reduzem custos relacionados ao absenteísmo e doenças ocupacionais.
Empresas brasileiras como Editora Mol, Smart Duo e Clementino & Teixeira Advocacia, que estão participando do programa piloto da organização internacional 4 Day Week Global, apontam uma melhora significativa na produtividade, atração e retenção profissionais mais jovens, principalmente da geração millennial e Z, que valorizam mais a qualidade de vida.
Ainda, no caso das empresas Haze Shift Consultoria e da GR Assessoria Contábil, que aderiram à jornada 4x3, os relatos incluem colaboradores mais satisfeitos e menos estressados.
No entanto, para garantir que essa mudança ocorra de forma legal e sem prejuízos, é fundamental contar com assessoria jurídica especializada, desde a revisão de contratos trabalhistas até a negociação com sindicatos e a criação de políticas internas de compliance trabalhista.
Logo, é essencial que essa mudança seja cuidadosamente planejada e juridicamente amparada para garantir a conformidade com as normas trabalhistas e evitar potenciais riscos legais, pois, transformar a jornada 4x3 em uma vantagem competitiva, sem renunciar à segurança jurídica e do bem-estar dos seus colaboradores necessita de estratégia.
![](https://static.wixstatic.com/media/11062b_76e27ef121f64327934d152dcd9ede7e~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_654,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/11062b_76e27ef121f64327934d152dcd9ede7e~mv2.jpg)